Segunda-feira, 27 de Junho de 2005

Entrevista do José Pedro Guerra

Atleta aveirense integra selecção nacional

José Pedro Guerra, atleta da secção de natação do Oliveira do Bairro S.C., participa na Taça de Europa de Deficientes/Área Motora. O aveirense integra a selecção nacional que, a partir de amanhã e até domingo, vai competir em Brno, na República Checa. A façanha foi alcançada pelo atleta bairradino em Maio, quando disputou o 2º Torneio de Natação Adaptada GesLoures, realizado nas piscinas de Santo António dos Cavaleiros, em Loures, que serviu para aferir a classificação dos elementos que iriam representar as cores nacionais. Estudante da Universidade de Aveiro, José Pedro Guerra estabeleceu três máximos nacionais na Classe S6, nas provas 50 e 100m Costas e 50m Mariposa, o que lhe valeu um lugar na comitiva portuguesa que se desloca à República Checa. O E nadador promete continuar a trabalhar para melhorar cada vez mais a sua prestação e espera que este êxito sirva de exemplo a todos aqueles que têm uma debilidade física

Como é que viu esta chamada à Selecção Nacional?
Com orgulho e satisfação. É um novo desafio, que aumenta a vontade de querer trabalhar mais e melhor. É um exemplo de que, com esforço, dedicação e com pessoas que acreditam em nós, se consegue atingir qualquer objectivo a que nos propomos.

Como é que foi chegar até aqui?
Foram seis anos de muita dedicação e trabalho, mas também tenho que agradecer a todas as pessoas que comigo trabalharam ao longo destes anos e que sempre acreditaram em mim e quero que continuem comigo, para que possa atingir outros objectivos.

Como é o plano de treinos?
Treino à segunda, quarta, sexta e sábado na piscina e faço ginásio as terças e quintas, descanso ao domingo.

O que espera desta participação na Taça da Europa?
Para ser sincero, espero tudo. Vou conhecer os mais variados atletas europeus, é uma realidade nova para mim e espero ganhar experiência. Vou empenhar-me, como sempre fiz em todas as provas em que participei até hoje. Reafirmo o que sempre digo antes de qualquer competição: chegar e dar o meu melhor.

Que resultado é que podemos esperar desta participação nacional?
Os melhores resultados. Os atletas que vão representar Portugal na República Checa têm grandes qualidades. Acho que podemos ter um bom desempenho e levar bem longe o nome de Portugal.

Como vê o actual estado da natação adaptada, a nível nacional? E no distrito?
O estado da natação adaptada ao nível nacional, pelo que me apercebo, esta a melhorar, mas ainda é preciso chamar mais pessoas para a prática da modalidade ou de qualquer outro desporto. A participação de atletas nos campeonatos tem vindo a aumentar, o que me deixa bastante contente porque, por um lado as pessoas com deficiência não estão fechadas em casa, mas sim integradas na sociedade. Não é fácil ser deficiente em Portugal. Ao nível distrito, o panorama existente deixa-me desolado, porque são poucas as pessoas com deficiência motora a praticar natação ou qualquer outro desporto adaptado. E por isso deixo um apelo, quer aos pais, quer as instituições responsáveis no distrito para terem uma maior atenção e empenho para que esta situação se altere. Afinal somos todos diferentes e todos iguais.

in jornal Aveiro

O Zé é nosso colega de selecção
publicado por vitorinonuno1 às 12:11
link do post | comentar | favorito

.CONTACTOS PARA DIVULGAÇÂO DO MOVIMENTO PARALIMPICO:

MARIA LANITA 932379956 ------------------------- E-MAIL: marketing@fpdd.org

.pesquisar

 

.posts recentes

. Encerramento do BLOG

. 3º CAMPO DE TREINO ANDDEM...

. Atletas melhoram mínimos ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. Resultados do Campeonato ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. DSE Open Championships - ...

. Resultados do OPEN'07

.arquivos

.links

blogs SAPO