Sexta-feira, 3 de Junho de 2005

Mais de 2.000 nadadores fazem maratona de 24 horas para entrar no Guinness


Mais de 2.000 pessoas, incluindo desportistas, políticos e artistas, participam hoje em Santa Maria da Feira nas "24 horas a nadar", uma maratona aquática que visa entrar para o Guinness e promover o exercício físico, diz a organização.


Paulo Sérgio Pais, responsável pelo evento, disse que o objectivo principal da maratona não é tanto inscrevê-la no livro de recordes, mas contribuir para que Portugal não continue a ser o país da União Europeia com menor índice de actividade física.


"Numa altura em que se fala tanto em combater o défice, é de referir estudos que indicam que, por cada euro investido na actividade física, há um retorno de 3,4 em despesas de Saúde", salienta.


O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, vai dar início às "24 horas a nadar", sendo uma das muitas personalidades presentes na Piscina Municipal de Santa Maria da Feira para um evento que pretende alertar o país para os benefícios de praticar exercício físico e de viver de forma saudável.


António Gentil Martins, médico consagrado, desportista de 74 anos e presidente da Associação de Atletas Olímpicos, é um dos "padrinhos" e um dos primeiros nadadores da tentativa Guinness, a que se associam várias outras personalidades.


Enquanto numa pista se vai procurar bater o recorde do Guinness, em toda a envolvente da piscina decorrerão actividades desportivas complementares e rastreios da pressão arterial, diabetes, colesterol e higiene oral.


Com início previsto para as 20:30 de hoje e fim à mesma hora de sábado, as "24 horas a nadar pretendem ser a maior estafeta humana alguma vez realizada, batendo um recorde que é detido pela Alemanha".


Deverão ser 2.457 pessoas diferentes a realizar um percurso, numa das seis pistas da piscina principal, desde artistas a desportistas olímpicos e paralimpícos, políticos e gente anónima de todas as idades.


A tentativa de recorde representa mais de 110 nadadores diferentes por hora, um controlo apertado em termos de registos Guinness e a presença de um representante da instituição para verificar e validar "in loco" a proeza.

Fonte: Lusa
publicado por vitorinonuno1 às 11:56
link do post | comentar | favorito

.CONTACTOS PARA DIVULGAÇÂO DO MOVIMENTO PARALIMPICO:

MARIA LANITA 932379956 ------------------------- E-MAIL: marketing@fpdd.org

.pesquisar

 

.posts recentes

. Encerramento do BLOG

. 3º CAMPO DE TREINO ANDDEM...

. Atletas melhoram mínimos ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. Resultados do Campeonato ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. DSE Open Championships - ...

. Resultados do OPEN'07

.arquivos

.links

blogs SAPO