Quarta-feira, 11 de Maio de 2005

Paralímpicos: Associação de Atletas faz denúncia à tutela (ACAPO)

EM CAUSA A GESTÃO DE 76 MIL EUROS PELA ACAPO
Paralímpicos: Associação de Atletas faz denúncia à tutela
A Associação de Atletas Portadores de Deficiência (AAPD) pediu uma audiência ao IDP, acusando a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) de ter gerido mal as verbas da tutela destinada à preparação dos invisuais paralímpicos.

Em causa está o destino de 76 mil euros, referentes ao ano de 2004, canalizados pelo IDP para a Federação de Desporto para Deficientes, entidade que, por sua vez, reenvia o dinheiro para a ACAPO, a instituição que superintende o desporto para cegos.

Segundo Nuno Alves, presidente da AAPD, “os atletas paralímpicos não receberam qualquer apoio para o fim a que se destinavam as referidas verbas distribuídas pela tutela”, colocando em causa o destino das mesmas: “Para já, contabilizaram a distribuição de 1.860 euros por cada um dos 16 atletas quando, pelas nossas contas, isso dá 4.000 euros a cada um, mas ainda não recebemos um centavo. Ninguém percebe para onde foi o restante dinheiro. A ACAPO alega gastos administrativos, em campeonatos nacionais e alta competição, mas existem verbas para esse fim específico. Está muito mal explicado, pelo que solicitámos ao IDP uma reunião urgente para se averiguar a situação.”

ACAPO já vinha de um défice referente a 2003

Carlos Ferreira, dirigente da ACAPO, descartou responsabilidades pelo facto de a actual direcção só ter tomado posse em Janeiro de 2005, enquanto os 76 mil euros referem-se a 2004, geridos pela anterior administração. De qualquer das formas referiu que os atletas não têm toda a razão: “Sei que os 76 mil euros recebidos pela ACAPO não podem ser todos canalizados para os atletas. Houve uma reunião e foi-lhes proposto receberem 1.860 euros, verba com a qual não concordaram. A ACAPO tem despesas, pois realiza as provas dos invisuais, paga ao massagista, a um coordenador técnico e tem custos administrativos. Além disso, o dinheiro vem sempre atrasado e já havia um défice em 2003”, explicou o dirigente da Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS).
Autor: ALEXANDRE REIS
Data: Quarta-Feira, 11 de Maio de 2005 00:58:00
In record-online
publicado por vitorinonuno1 às 09:05
link do post | comentar | favorito

.CONTACTOS PARA DIVULGAÇÂO DO MOVIMENTO PARALIMPICO:

MARIA LANITA 932379956 ------------------------- E-MAIL: marketing@fpdd.org

.pesquisar

 

.posts recentes

. Encerramento do BLOG

. 3º CAMPO DE TREINO ANDDEM...

. Atletas melhoram mínimos ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. Resultados do Campeonato ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. DSE Open Championships - ...

. Resultados do OPEN'07

.arquivos

.links

blogs SAPO