Quinta-feira, 4 de Janeiro de 2007

Tocha sobe ao Evereste pela primeira vez


A tocha olímpica vai pela primeira vez ao Evereste a montanha mais alta do mundo (8.844 metros), e a organização dos Jogos Pequim’2008 anunciou hoje a concepção de um artefacto apto a arder acima dos 8.000 metros de altitude.

A data da ascensão ao cume não foi ainda revelada, mas o comité organizador informou que o ensaio geral será feito em Março de 2007 (altura em que as condições climatéricas não são tão adversas) e que o mesmo vai ser transmitido em directo pela televisão estatal.

A subida será feita por atletas especialistas em alta montanha que já iniciaram os treinos para realizar a subida com a chama olímpica. "A tocha vai ser desenvolvida no sentido de poder arder a grande altitude. O seu desenho está na parte final", declarou Liu Jingmin, vice-presidente do Comité Organizador.

Segundo foi anunciado, a tocha vai subir pela vertente Sul do Evereste situada no Nepal, e depois desce pelo lado setentrional, entrando assim no Tibete, anexado há décadas pela China.

Para que o caminho em alta montanha esteja livre, o governo de Pequim decidiu aumentar consideravelmente as taxas para quem escalar o Evereste em 2007 e 2008, esperando assim reduzir o numero de aventureiros e evitar problemas na última subida até aos 8.844 metros do cume. "Acima dos 8.000 metros só há uma rota para subir e se há muita gente o perigo aumenta", justificou o governo chinês.

Fonte: O Jogo
publicado por vitorinonuno1 às 14:28
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Anónimo a 7 de Janeiro de 2007 às 23:01
www.foradepe.blogspot.com

Comentar post

.CONTACTOS PARA DIVULGAÇÂO DO MOVIMENTO PARALIMPICO:

MARIA LANITA 932379956 ------------------------- E-MAIL: marketing@fpdd.org

.pesquisar

 

.posts recentes

. Encerramento do BLOG

. 3º CAMPO DE TREINO ANDDEM...

. Atletas melhoram mínimos ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. Resultados do Campeonato ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. DSE Open Championships - ...

. Resultados do OPEN'07

.arquivos

.links

blogs SAPO