Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2007

Entrevista a David Grachat

Esta semana temos uma entrevista ao David Grachat de 20 anos, atleta da GesLoures e na minha opinião um dos atletas mais promissores da natação adaptada. O David esteve no passado mês de Dezembro no Campeonato do Mundo de Natação Adaptada na Africa do Sul e bateu 4 recordes da Europa em provas rainha da natação nos 50 e nos 100 livres, confirmando as expectativas que tínhamos sobre ele. Por isso David força e treina muito estamos todos contigo. Fica a entrevista a este grande atleta e o blog Natação Adaptada agradece a tua disponibilidade:

 

Natação Adaptada (NA) – Como é que achaste que foi a organização do campeonato do mundo na Africa do Sul visto ser um pais com muita violência, q que medidas estavam sujeitos?

David Grachat (DG) – A organização foi muito boa, pecou um pouco nos horários dos autocarros mas nada que não fosse resolvido!!!! Como tu dizes, africa do sul é um país muito violento mas os hotéis têm uma boa segurança deixou-nos mais descansados!

NA – Os resultados alcançados neste Mundial cumpriram as tuas expectativas?

DG – Não foi como eu estava a espera queria muito um lugar no pódio mas não consegui e deixou-me um pouco em baixo mas como não gosto de desistir consegui resultados que sinceramente não esperava com eu disse não estava mesmo a espera de nada do que aconteceu, mas no final fiquei muito contente pelos resultados que a nossa selecção alcançou.   

NA – Qual a tua análise global sobre a participação portuguesa na Africa do Sul?

DG – Como eu disse em cima, para mim foi a primeira e a melhor de sempre em mundiais! Digo isto por ter ouvido alguns atletas mais antigos dizerem que este foi o melhor de todos os que já participaram!

NA – Bateste 2 recordes da Europa nos 50 e nos 100 livres, como é sentiste esses momentos?

DG – Bom, foram 4 recordes para mim e digo isso pois bati nas eliminatórias e nas finais das duas provas senti uma alegria muito grande por ser o atleta mais rápido de toda a Europa, isso deixa uma pessoa felicíssima pois numa classe como a minha (S9) e um feito enorme mesmo! Ainda estou a viver esse sonho! J

NA – Achas que a falta de apoio financeiro a nível de bolsa de alta competição pode condicionar a preparação para provas desta envergadura e nomeadamente com vista a Pequim 2008?

DG – Acredita que sim eu não trabalho e não sei como vou conseguir ter dinheiro para a gasolina! E sem essas ajudas torna-se muito difícil para um atleta poder trabalhar em condições! 

NA – Como é que vês que é sentido/reconhecido o vosso mérito no meio da família da natação?

DG – Eu agora gostava de frisar tudo o apoio que os professores da GesLoures nos têm dado foram formidáveis tenho de lhes agradecer e muito mesmo! Nos outros clubes também fico muito satisfeito porque todos nos dão os parabéns e reconhecem o nosso trabalho em prol do nosso país.

NA – És atleta da GesLoures, achas que em geral existe falta de apoio de clubes na natação adaptada. Porque?

DG – Bom por parte da GesLoures acho que nos dão tudo temos muito apoio desde os dirigentes aos treinadores e é a única coisa que nós precisamos para por o nome do nosso clube no topo. Só gostava que houvesse mais atletas em Portugal e isso parte dos clubes, acho que deviam iniciar esta modalidade para um dia Portugal ter tantos atletas como Espanha num mundial, porque o que não falta ai e grandes talentos só que ainda não os descobriram!   

NA – Achas que uma maior adesão de publico nas provas de natação adaptada poderia contribuir para um maior rendimento desses mesmos atletas?

DG – Eu adorava ver bancadas cheias de publico é um sonho que eu tenho e espero ver este sonho a concretizar-se, podes ter a certeza que os atletas rendiam o dobro! Era muito mas reconfortante para todos nos termos o apoio do público!

NA – Achas que a iniciativa do Blog Bebe Água e do Blog Natação Adaptada de fazer parcerias ajuda de alguma forma a promover a natação adaptada?

DG – Sem duvida alguma acho que essa parceria foi das melhores que aconteceu para a natação adaptada pois o Blog do Bebe Água como todos sabemos é o site numero um de natação e juntamente com o Blog natação Adaptada vai ajudar e muito todos estes atletas e os ditos “normais” para irem acompanhando a natação e a natação adaptada!  

NA – Fizeste há pouco tempo de “actor” para a série dos Morangos Com Açúcar, achas que estas iniciativas ajudam a promover o desporto adaptado?

DG – Bom, primeiro temos de ver como correu (risos). Estou ansioso para ver! Agora respondendo a pergunta acho que é uma grande ajuda para a natação adaptada pois milhares de jovens vêm os morangos com açúcar e sabe-se lá quantos deles não têm uma deficiência e que se escondem talvez com a ajuda desta série eles comecem a praticar desporto seja ele qual for, faço votos que isso venha a acontecer gostava de ver uns campeonatos nacionais transformados nuns mundiais tanto pela parte da plateia como pelo numero de atletas! Isso da plateia falamos com a TVI (risos) temos barulho garantido!      

NA – Gostarias de deixar alguma mensagem?

DG – Queria agradecer-te Nuno por tudo mesmo! E pessoal, força a todos pois este ano vai ser outro daqueles que todos sabemos!!!! Boa sorte para os treinos e para as competições! Um abraço!!!

 

 

 

publicado por vitorinonuno1 às 09:39
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Madalena a 16 de Janeiro de 2007 às 19:23
Ola David!
Não sei se es o David que conheci quando eu ainda andava nas competições. Mas independentemente disso queria dar-te os PARABENS pelos resultados que atingis-te no campeonato do mundo. Tens um grande futuro pela frente.

bjinhos
Madalena Brandão
De Carina Brandão a 16 de Janeiro de 2007 às 19:26
Ola David
Penso que és o David de Gesloures que eu conheço, mas não tenho a certeza pois estas um pouco diferente. Mas independentemente disso, queria-te felicitar pelos resultados conseguidos neste mundial na Africa do Sul. Desejo-te força e continua em frente pois és um grande atleta com muito futuro.
Beijinhos
Carina (uma das gémeas)
De Mariana Crachat a 12 de Setembro de 2008 às 15:13
Olá Primo...
Sei que não me conheces nem eu a ti mas és a cara da família...
Temos todos muito orgulho em ti e espero que continues o bom trabalho que tens feito....
O tio Vitor pediu para te mandar um abraço
beijinhos e continua
Mariana Crachat

Comentar post

.CONTACTOS PARA DIVULGAÇÂO DO MOVIMENTO PARALIMPICO:

MARIA LANITA 932379956 ------------------------- E-MAIL: marketing@fpdd.org

.pesquisar

 

.posts recentes

. Encerramento do BLOG

. 3º CAMPO DE TREINO ANDDEM...

. Atletas melhoram mínimos ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. Resultados do Campeonato ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. DSE Open Championships - ...

. Resultados do OPEN'07

.arquivos

.links

blogs SAPO