Quarta-feira, 14 de Março de 2007

Natação Adaptada-Explicação Sobre as Classes



A natação começou como uma actividade recreativa e reabilitativa, mas cedo se tornou um dos desportos mais competitivos e populares para atletas com incapacidades. Nas competições de natação os participantes são homens e mulheres com: incapacidade física ou incapacidade visual parcial.

Os atletas com visão parcial, dependendo do grau de visibilidade, são classificados de acordo com as seguintes categorias:S11-SB11-SM11,S12-SB12-SM12 e S13-SB13-SM13.
Para os nadadores com incapacidades físicas, a classificação é um pouco mais complexa. Dependendo do tipo de incapacidade, primeiro examina-se o grau de força muscular, coordenação de movimentos, espaço para movimento , e depois a habilidade funcional e limitações a nível de movimentos dentro de água são analisados nos vários estilos da natação. Depois de analisadas as características acima referidas, os atletas são agrupados em:
  • 10 classes, S1-S10, para livre, costas, mariposa.
  • 8 classes para bruços, SB2-SB9.
  • 8 classes para medley individual, SM3-SM10.
Quanto maior for o potencial funcional de um nadador, mais elevada será a categoria em que ele será agrupado. Um nadador pode ser agrupado numa classe para um estilo de natação e uma diferente categoria para outro. Assim sendo, os atletas com diferentes tipos de incapacidades podem ser agrupados na mesma categoria desde que tenham uma habilidade funcional semelhante ou quase semelhante.

(tradução da página oficial dos Jogos Paralímpicos)

publicado por vitorinonuno1 às 11:41
link do post | comentar | favorito

.CONTACTOS PARA DIVULGAÇÂO DO MOVIMENTO PARALIMPICO:

MARIA LANITA 932379956 ------------------------- E-MAIL: marketing@fpdd.org

.pesquisar

 

.posts recentes

. Encerramento do BLOG

. 3º CAMPO DE TREINO ANDDEM...

. Atletas melhoram mínimos ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. Resultados do Campeonato ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. DSE Open Championships - ...

. Resultados do OPEN'07

.arquivos

.links

blogs SAPO