Quinta-feira, 1 de Setembro de 2005

POR ISSO É QUE EU NÃO SOU GINASTA


Discoteca "acaba" com equipa romena
Escapada nocturna de duas ginastas, uma das quais tripla medalhada em Atenas'2004, foi a gota de água que fez transbordar o copo, levando a federação a dissolver a famosa equipa feminina.

A equipa romena de ginástica feminina, uma das melhores do mundo nas últimas décadas, foi dissolvida, e os dois treinadores, Octavian Belu e Mariana Bitang, deixaram as suas funções para protestar contra a "libertinagem" dos atletas.

Esta decisão sem apelo da federação foi tomada depois de uma escapada das ginastas Catalina Ponor e Foarea Leonida, que no passado sábado deixaram o campo de treino para passar a noite numa discoteca.

"A libertinagem não conduz à performance. Eu não posso trabalhar nestas condições. Temos regras para obter medalhas e é imprescindível que as mesmas sejam respeitadas", declarou Belu.

Tripla medalhada de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas'2004, Catalina Ponor diz-se "farta de tantas humilhações" e afirmou necessitar de se "refugiar" em Constanta, a cidade de onde é originária.

"É injusto que sejamos acusadas de libertinagem. São eles que não querem mais trabalhar connosco. Uma coisa é certa: sábado à noite nós não consumimos álcool", declarou a atleta.

Duas outras ginastas, Alexandra Eremia e Monica Rosu, já tinham sido "temporariamente excluídas" da equipa nacional no final da semana passada, devido a problemas de peso.

"Infelizmente, as cinco ginastas da equipa nacional romena não compreenderam que era necessário respeitar os rigores olímpicos", declarou, por seu turno, o secretário geral da Federação Romena de Ginástica, Adrian Stoica.

Segundo ele, as hipóteses de a Roménia participar, em Novembro próximo, nos Campeonatos Mundiais de Melbourne são "bastante remotas".

"Uma ausência da Roménia nos campeonatos mundiais seria uma triste notícia", acrescentou.

"Os ginastas podem sempre preparar-se individualmente nas suas cidades de origem, mas para conseguirem performances são necessários critérios bastante severos", acrescentou Stoica.

Depois de assumir o cargo em 1981, Octavian Belu foi responsável pela conquista de 250 medalhas pela ginástica romena, das quais quatro de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas'2004.


Menos praticantes

Colocado em causa pela dureza dos seus métodos, Octavian Belu, de 54 anos, estivera demissionário no início do ano, depois de ser perseguido pela justiça por "maus tratamentos" a uma antiga campeã, Oana Petrovschi, antes de retomar o seu cargo em Março último, a pedido do Comité Olímpico Romeno.

Petrovshi acusara Belu de a ter forçado a treinar-se com uma lesão na coluna vertebral e de ter recebido comissões sobre dinheiros ganhos pelos ginastas em concursos privados.

Belu defendeu-se, assegurando que não estava ao corrente dos problemas de saúde da ginasta, embora reconhecesse ter recebido uma parte das somas ganhas pelas jovens, pelo facto de isso ser já um "costume" antigo.

Estes escândalos têm vindo a afectar a imagem da modalidade no país e o número de praticantes nada tem a ver com o registado no início dos anos 90, quando milhares de jovens frequentavam a escola de Deva, seduzidas pela imagem da "diva" Nadia Comaneci, a primeira romena a conquistar três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976.

Fonte: O Jogo
publicado por vitorinonuno1 às 17:34
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De uia a 16 de Outubro de 2005 às 23:45
é por essas e outras q ainda questionamos o carater do esporte de alto rendimento e o atleta inserido nos principios básicos do esporte. acredito q nao só as ginastas mas grandes outros atletas q se dedicam para superar limites e representar seus países sejam vítimas da industria cultural, midialistica em q só podem ganhar, ganhar, ganhar e ganhar... mas nos questionamos... será q é preciso realmente tanto ditatorismo pra esses atletas superarem-se? creio q o q se é feito com amor, frutos bons aparecem... o q se deixa de fazer por amor, apenas a arvóre seja e a esperança de um milagre.
bjos aos leitores.

Comentar post

.CONTACTOS PARA DIVULGAÇÂO DO MOVIMENTO PARALIMPICO:

MARIA LANITA 932379956 ------------------------- E-MAIL: marketing@fpdd.org

.pesquisar

 

.posts recentes

. Encerramento do BLOG

. 3º CAMPO DE TREINO ANDDEM...

. Atletas melhoram mínimos ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. Resultados do Campeonato ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. ...

. CAMPEONATO NACIONAL DE IN...

. DSE Open Championships - ...

. Resultados do OPEN'07

.arquivos

.links

blogs SAPO